Google

Seguidores

08/08/2010

Campanha de vacinação contra raiva vai até 19 de agosto

Para cumprir a meta de imunização de um milhão de animais na Cidade, a Prefeitura de São Paulo estará disponibilizando equipes de vacinação em 1.770 postos fixos e volantes, em todas as regiões da Cidade.


Durante as próximas duas semanas os proprietários de cães e gatos de estimação na capital devem estar atentos aos postos volantes de vacinação gratuita contra a raiva animal. A Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos, com início em 6 de agosto, se estende até 19 de agosto. Para cumprir a meta de imunização de um milhão de animais na Cidade, a Prefeitura de São Paulo estará disponibilizando equipes de vacinação em 1.770 postos fixos e volantes, em todas as regiões da Cidade.

A cada dia, cerca de 120 postos estarão disponíveis. É preciso ficar atento à relação dos postos, pois eles vão funcionar um dia em cada local. O calendário completo dos postos volantes de vacinação anti-rábica pode ser conferido pela internet (arquivo em .xls) ou pelo serviço telefônico 156.

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), órgão da Secretaria Municipal da Saúde, realizará a campanha por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

A vacinação anti-rábica é destinada a cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio. A aplicação é gratuita e obrigatória para cães e gatos, em atendimento à Lei municipal nº 13.131/01.

O Centro de Controle de Zoonozes faz a vacinação com seringas e agulhas descartáveis. Todo cão ou gato vacinado recebe um Comprovante de Vacinação, com validade de um ano.

Embora a raiva esteja controlada em humanos, cães e gatos há 24 anos, isso não dispensa a vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da doença.

Veja no quadro os endereços da campanha de vacinação 2007 nos postos fixos da Cidade.

Cuidados básicos

No momento da vacinação, recomenda-se que os cães dóceis estejam com coleira e guia e sejam conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para contê-los se necessário. Animais bravos devem estar com focinheira.

Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou similar (carrinho de feira com o fundo forrado por jornais é uma eficiente solução), para que se evitem fugas ou acidentes.

Nenhum comentário: