Google

Seguidores

23/08/2010

Nova Zelândia salva nove baleias encalhadas

Voluntários com o Departamento de Conservação da Nova Zelândia resgataram com sucesso nove baleias-piloto encalhadas em praia  (Carolyn Smith/Department of Conservation)

Nove baleias-piloto foram resgatadas de um grupo de 58 encalhadas na sexta-feira (20) em uma praia da Nova Zelândia, segundo fontes oficiais.
As autoridades encontraram 15 dos cetáceos com vida, e conseguiram devolver 13 ao alto-mar durante o fim de semana, mas quatro voltaram a ficar encalhadas e morreram, explicou Sioux Campbell, porta-voz do Departamento de Conservação da Nova Zelândia.
"Felizmente, não vimos as baleias hoje, o que é uma boa notícia. Estamos muito contentes de poder salvar as baleias com a ajuda da comunidade", disse ele.

Inicialmente, acreditava-se que cerca de 58 haviam morrido. Mas esse tinha sido o total de baleias encalhadas.
Cerca de 70 voluntários trabalharam sem descanso para manter os mamíferos respirando, apesar de pesarem cerca de uma tonelada e meia.
Há dois anos, mais de cem baleias-piloto encalharam na mesma praia da Nova Zelândia, que, como a vizinha Austrália, vê a cada ano mais mamíferos morrerem em suas praias.
Os cientistas desconhecem a razão pela qual algumas espécies de cetáceos acabam seus dias nessas praias, mas supõem que são atraídas por sonares de grandes navios e que sigam uma líder desorientada.

fonte>Folha Ambiente

Nenhum comentário: